18 de outubro de 2008

Primeira semana em Portugal

Caros amigos e amigas,
Se passou mais de uma semana desde que lhes escrevi da ultima vez, e confesso que fora uma semana muito corrida nestas terras lusitanas.
Conheci muita gente interessante e tantos outros lugares lindos, como disse estou em Castelo Branco na casa do meu tio de coração, Luiz de Paula, ou Tio Uco. Aqui conheci inúmeras pessoas especiais , alias famílias especiais. Me acolheram como se parte da família deles eu fosse e isto devo ao Tio Uco por estar sendo um verdadeiro familiar pra mim nestas andanças longe de casa.
Edgar e sua família me acolheram de forma impressionante e jantei, almocei e fiz inúmeros programas de família com eles, alias, esta foi a Tonica da ultima semana, conhecer lugares e pessoas, mas na verdade estar na casa de um povo tão diferente nos faz perceber como é bom estar em casa e que família não muda, independentemente de ser do outro lado do atlântico. Mas para falar das aventuras começo por sábado passado onde conheci a quinta, ou fazenda de Edgar e sua família, situada na cova da beira, região que produz um delicioso vinho branco, terra extremamente fértil que trás de um lado a serra da estrela e do outro o Rio Tejo, região lindíssima com inúmeras plantações de uva e tabaco.
No domingo fui com Tio Uco num tour para conhecer uma filha de uma amiga dele que faz mestrado em Évora, situado no interior do país. Cidade histórica abrigada dentro de uma muralha, parece aquela típica cena de feudos, com tudo apertado dentro da proteção da muralha e que no alto existe um castelo. Bem, lembra muito as ruas de ouro preto, com muitos ruas estreitas e casas amontoadas uma sobre as outras. É nesta cidade que existe a famosa igreja de ossos, uma igreja feita de ossos humanos, que contem mais de 5.000 crânios. Eu na verdade achei assustador e mórbido pra uma igreja, mas reza a lenda que tal capela fora construída por frades que não obtinham dinheiro pra outros matérias senão aqueles.
Neste Tour conheci outras cidades do interior, que foram Arraiolos, onde se existe uma grande muralha com um castelo e uma igreja no alto de uma colina, alias, isto é bem normal nestas redondezas. Portalegre (não é Porto Alegre!) outra cidade, e muitas que só fui de passagem. Conheci o famoso Rio Tejo no interior do país, bem largo e bonito, detentor do titulo do Rio capaz de regar as uvas mais doces da Europa, sendo de tanta importância que se existe a parte de Portugal costeira e o Alentejo, que nada mais é do que as terras situadas alem do Rio Tejo, legal né?!?!
Na segunda feira fui a mais um dos inúmeros almoços, jantares e reuniões com os amigos do Tio Uco, que são fenomenais, comemos uma sardinhada regada a vinho e canções de tenores com sopranos e muita alegria...alias como comem em Portugal, foi muito divertido e a quinta do Daniel (dono da fazenda), é num lugar maravilhoso no alto de uma colina onde se vê tudo num ângulo de 360 graus...estão ali os quatro cantos do mundo vistos da ponta da península ibérica.
No meio desta semana fui a Lisboa para pagar minha matricula e ver o dia que as aulas iriam começar, sendo que foram atrasadas em quase um mês, a matricula fora estipulada com prazo máximo para dia 22 de setembro e fora prorrogado para dia 13 de outubro, ou seja minhas aulas so começam no fim do mês de outubro. Alias a universidade é enorme, linda e tem uma biblioteca que é um espetáculo. Conheci também alguns colegas de mestrado no dia do pagamento da dita propina ou matricula, muitos estrangeiros e também existem brasileiros como eu, oba!!!
Mas o que vale dizer é que Lisboa é fascinante, linda com seu cassino e seus inúmeros parques, como o parque das nações, que na verdade é um complexo que une shopping Center, praças, monumentos, mirantes, centro de convenções, centro de shows, oceanário (lindo, o maior da Europa) e teleférico. Ou seja, passeio em um parque que dura mais de uma semana. Fiquei dois dias e fui ao parque conhecer toda esta estrutura, e falo que na verdade me surpreendeu bastante, não só pela grandeza e beleza de tudo, mas por saber que sou tão pequeno face a tanta coisa que entendo muito mais agora sobre aquela sensação de estar numa cidade grande sozinho...
Terei de buscar na semana que vem meu visto de estudos na Espanha, mas acho que deixarei para busca-lo entre o dia 11 ao 19 pois em Madri estará acontecendo um grande campeonato de tênis, o Master Series de Madri, que claro será visitado por mim. Irei finalmente ver o Roger King Federer jogar e se tudo correr bem ganhar de Nadal, mas isto são expectativas, ate porque Nadalzinho tem jogado muito.
Bem Moçada, esta fora a aventura semanal, conheci muitas pessoas e lugares, mas sinto falta da nossa terrinha abençoada por Deus e bonita por natureza...Fico na expectativa do começo das aulas e de minha realização profissional, tenho um bom pressentimento sobre o que este mestrado fará em minha vida, espero que todos estejam bem.
Como sempre, beijo pras meninas e abraço para os rapazes.
Fui...