18 de outubro de 2008

Madrid e Toledo

Caros Meninos e Meninas,
Obviamente não poderia deixar de contar-lhes acerca de minha saga de viagens, que na verdade acho que é o que mais querem saber, não é mesmo?
Então, após toda comilança dos últimos dias eu, Tio Uco e Miriam (uma grande amiga que fiz aqui, filha de uma amiga do Tio Uco, lembram?!) resolvemos ir a Madrid. Não resolvemos aleatoriamente, pois Madrid fica a 350 Km de Castelo Branco, ou seja, em 3 horas e meia estaríamos na cidade onde poderia buscar meu visto de estudos, pois como não consegui pega-lo a tempo no Brasil tenho de sair de Portugal e buscá-lo em alguma cidade com representação consular portuguesa no exterior. Mas nem tudo são mar de rosas e acabei por não conseguir pega-lo por um erro interno do consulado. Mas vamos falar de coisa boa, ou seja, da viagem em si.
Acordamos pela manha bem cedo e fomos em direção a Espanha, claro com muita expectativa de que seria outro mundo, talvez por ter aquela idéia de infância de que em outro país seria tudo diferente, as pessoas, a cultura e até a paisagem...mas não é que foi mesmo!
Quando começamos a entrar na Espanha ate a paisagem começou a mudar, menos montanhas, terreno mais plano, com menos vegetação vertical e com um clima mais árido. Tio Uco estava ao volante, mas depois de algum tempo nas terras espanholas fomos trocar de motorista, saia Tio Uco, e entraria Paulete o agora motorista internacional oficial. Num posto de gasolina já percebi o quanto meu ridículo portunhol não serviria para quase nada. Primeiramente os espanhóis falam rápido em demasia, não se entende muito do que eles dizem, em segundo usar o sufixo “íon” no final de cada palavra também não ajuda, como em ultrapasion, comglomeracion, cidadion, etc...
Mas nas terras de Rafael Nadal nada me impressionou mais do que a cultura, que é forte durante todo o tempo, não existem folgas nos elos culturais, todos amam aquela idéia de sacrificar touros, das roupas coloridas e dos movimentos em massa em geral. Uma sociedade fantástica para os sociólogos estudarem. Mas seguindo viagem, depois de pegar a direção ajudado logicamente pelo GPS fomos em direção a Toledo.
Ah Toledo! Cidade linda, toda medieval, com suas ruas estreitas e armaduras medievais no meio da rua, tudo lembra um pouco a Tavola redonda de Arthur, Guiniver e Lancelot! Igrejas monstruosas e uma multidão de pessoas andando e se espremendo nos arredores daquelas inúmeras ruelas. Com tantas igrejas que nos faz pensar que o período negro da igreja reprimia muito além do sonhado por nossa tão ingênua percepção. Mas além da cidade ser linda ela possui uma coisa ainda mais encantadora, é considerada uma das cidades européias que mais mantém seu aspecto histórico e lhes digo que se querem saber como era a vida a 600, 700 anos atrás, vá em Toledo e descubra, pois é simplesmente fascinante.
Mas em Toledo não ficamos somente como adarilhos, a fome já batia e eram por volta das 14:00 horas, e lembrando que teoricamente perdemos uma hora por a Espanha ser em outro fuso, um na frente de Portugal. Assim decidimos comer algo tipicamente Espanhol, uma paelha de frutos do mar. Rodamos, rodamos e rodamos, e existiam muitas opções, mas todas caras em demasia, e acabamos por comer em um restaurante chinês, alias, como existem chineses no mundo, até no interior da Espanha numa cidade medieval...fazer o que né?!?! Mas lá fomos e acabei por ver o final da corida de formula 1, onde o Fernando Alonso se tornou vencedor no fim de semana passado, ai pensei que todos iriam comemorar pois, sendo espanhol e estando numa cidade espanhola achei que todos iriam vibrar. Mas para minha surpresa alguns não se entusiasmaram muito. Fui a um espanhol e perguntei o motivo, e o mesmo me disse que:
_ Fernando es Asturio! Sou Madrileño!
Resumindo a obra, na Espanha existem inúmeras regiões e as Asturias são uma delas, situada no norte do país, como também tem a Catalunha(região de Barcelona), Madrid, etc. Existe uma rivalidade e isto é muito engraçado.
Mas saímos depois de nos fartar de comer no restaurante chinês e fomos em direção a Madrid. Foram mais 100 KM de estradas como tapete, alias, quando se vê buraco aqui até se tira fotos, pois é extremamente raro. Tio Uco e Miriam desmaiaram, fiquei sozinho na direção enquanto os dois davam aquela típica cochilada de depois do almoço farto. Mas ai enfim chegamos a Madrid. Cidade espetacular, diferente de tudo o que já tinha visto, com seus inúmeros e gigantes monumentos, suas avenidas largas e com aquele numero assombroso de pessoas indo e vindo.
Assim que chegamos fomos a uma área central onde é situada a estação de Atocha, uma estação de trens e metros muito grande, a maior de Madrid. Visitamos e vimos como é bom ter um sistema de transporte eficiente, mas além disto estava ocorrendo do lado de fora o famoso dia das Américas, que na verdade é uma passeata com representação de todos os países americanos e sua cultura, haveria desfile e trio elétrico de cada país americano ali representado, então ficamos sabendo de que o Brasil ainda não tinha desfilado, e assim fomos tentar encontrar onde o Brasil estaria representado. Assim que cheguei lá vi uma série de brasileiros envolvidos por inúmeros seguranças que cercavam a parada. Mas com aquele jeitinho brasileiro conversamos com uma brasileira que iria desfilar e entramos na confusão, resumindo, desfilamos representando o Brasil, eu em meio aos instrumentos musicais, pandeiro, cavaco e berimbais, Miriam sambando e Tio Uco envolvido com a capoeira, fingindo que dançava alguma coisa! Muito legal!
Assim desfilamos aguardando o momento mais esperado, alias, me esqueci de dizer, desfilávamos como disse cercados por uma corda de proteção e íamos em direção a um trio elétrico, adivinha quem lá estava?! Daniela Mercury, ao vivo, em Madrid! Micareta na Espanha, esta nem eu e meus pensamentos criativos poderiam imaginar, e claro, tudo na base da sorte, não tinha idéia de que ela estaria em Madrid ou que o dia das Américas seria naquela data. Mas aproveitamos, fomos atrás do trio elétrico de 16:00 ate as 22:00 horas, mas como Daniela, ou Dani como gosto de chamá-la na intimidade não consegue deixar a multidão carente, voltou depois de mais 15 minutos e tocou mais uma hora, bom demais!!!
Saímos de lá e ainda fomos comer, Mcdonalds fechado, o que sobrou? Uma pizzaria que tinha uma pizza de frutos do mar deliciosa, massa bem fininha, crocante com uma fina camada de molho de tomates e camarões, lagostas, mexilhões, polvo e lula, claro, um pouco de queijo pra gratinar!
Assim depois de tanta farra e de conhecer os monumentos do centro de Madrid atrás do trio elétrico fomos pro albergue recuperar as energias. Acordamos no outro dia e conhecemos todos os pontos turísticos de Madrid; Gran Via, Palácio, Praça Maior, Parques, torres, centro, etc. Alias conheci uma das lojas do Real Madrid, maior que o mineirinho!!!
Mas não esqueçam que aqui na Europa adoramos comer, assim comemos mais um pouco, pois tomei pela manha o que os espanhóis chamam de “Chocolate Espesso”, que na verdade é um leite quente com chocolate derretido, nada de achocolatados não, coloca-se o chocolate dentro do leite e derrete-se, parece mais um fondue, pois fica tão consistente que tem que se comer de colher. Claro, também não poderia sair de Madrid sem conhecer sua parte Boêmia, e La fomos atrás de um bar típico da região, que vendesse o tão famoso Ramón, um presunto defumado delicioso retirado diretamente da perna do animal. Tomei um vinho delicioso e Miriam e Tio Uco cerveja caseira de Madrid, disseram que estava delicioso, mas particularmente não é do meu agrado! De aperitivo nos ofereceram a tão famosa paelha espanhola, com mariscos, caranguejo, camarão lagosta, lula, frango e porco, alias, esta era a paelha mista. Mas tudo estava delicioso e passamos a tarde quase toda neste pub. Mas vamos continuar as curiosidades.
No centro existe uma rua muito engraçada que se parece a Afonso Penna de Belo Horizonte, inúmeras garotas de programas espalhadas pela rua durante o dia, romenas, húngaras, espanholas, brasileiras, tem de tudo. Tio Uco e seu gigantesco senso de humor acabou por conversar de brincadeira com algumas e vimos o quanto o pais é liberal, perguntou até se ela toparia 2 ou 3, a resposta; No hay problema! Alias, em Madrid ninguém olha pra você, e não pensem que é só comigo não(valeu quem pensou que era!), na verdade se você esta de terno ou de cueca pra eles não faz tanta diferença, eles são agitados e focados no que tem que fazer, na sua vida e nos seus afazeres, não se preocupam tanto com o outro, pois na Espanha impera o tão difundido hipocritamente no Brasil livre arbítrio. Quem sabe necessitamos de um pouco disto nas terras brasileiras não é mesmo?!?!
Mas minha maior frustração foi ir a Madrid não pegar meu visto e não ver Roger Federer jogar, ingressos esgotados, pode?!?! Pois é cambista aqui é ainda pior que no Brasil, pois aqui é em euro, ai complica. Mas meu encontro com Roger King Federer fica pra próxima, ate lá treinarei mais e tentarei bater algumas bolinha com ele.
Minhas aulas do mestrado começam finalmente nesta próxima segunda, estou super ansioso com tudo o que irá acontecer, depois lhes contarei como foi.
Galera este foi somente um resuminho, vou contando estes “causos”, historias e mentiras por aqui.
Como sempre, beijetes pras meninetes e abraçotes pros carotes!!! Inspiração totonhística!!!
Valeu Moçada!!!
Saudades de todos!!!